sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A Espiritualidade comprometida com o Reino de Deus - René Padilla

Olá, tudo bem?

Espiritualidade será o tema do próximo e último módulo dessa turma de especialização do curso de Missão Integral. Os encontros serão ministrados pela Miss. Durvalina Bezerra nos dias 03 e 04 de dezembro no Seminário do Betel Brasileiro em São Paulo.

Este é um tema fundamental não apenas para líderes, pastores e teólogos, mas para todos aqueles que foram chamados para viver como cidadãos do Reino de Deus nesta Terra. A vivência da fé e o contato constante com Jesus através dos "meios da graça", fortalecendo, renovando e direcionando o cristão para o propósito maior de Deus para sua vida, é um dos elementos que podem determinar como as pessoas vão encarar as diversas fases e circunstâncias da nossa existência.

René Padilla chama atenção para o livro de Harold C. Segura, por exaltar os benefícios de uma espiritualidade comprometida com os valores e propósitos do Reino Deus e creio que neste módulo a Miss. Durvalina Bezerra vai nos conduzir na exploração deste tema.

Abraços

Lauberti Marcondes

Espiritualidade Comprometida

A espiritualidade é um dos temas mais ignorados entre os evangélicos latino-americanos. Apesar da persistência do povo em ser religioso e da proliferação de diversas “religiosidades” nos últimos anos, a reflexão séria sobre espiritualidade continua sendo um tema pendente nas igrejas evangélicas na América Latina.

A espiritualidade atual carece de alicerces teológicos. Sua articulação escassa ou nula com temas fundamentais, como o reino de Deus, a encarnação e o modo de vida de Jesus, e a missão da igreja, revela sua falta de identidade evangélica. Os resultados são notórios: igrejas e crentes carentes de ideias, impregnados com as expectativas e os valores promovidos pelas teologias da prosperidade, pelo animismo mágico e pela moda psi quando se trata de religiosidade. Com essa tendência instituída, a espiritualidade evangélica se limita a seguir um manual trivial sobre “o eficaz”, “o extraordinário” ou o “sem estresse”. Essa espiritualidade, em última instância, se restringe aos seus tópicos preferidos e fica “desconectada” dos temas da vida real. Carece da força transformadora que vem do Espírito e que demonstra a autenticidade da experiência religiosa.

Para Que Serve a Espiritualidade? Livro de Harold Segura que reúne seis capítulos cujo fio condutor é o fato de todos tratarem de certos temas clássicos da teologia e da missiologia para construir o que poderíamos chamar de “uma espiritualidade de compromisso”. Juntos, os capítulos situam a espiritualidade no lugar preferencial que deve ocupar, por meio de uma referência apropriada ao reino de Deus e a sua justiça. Assim, a espiritualidade se transforma em um espaço que preenche a vida cotidiana de sentido transcendente, graças a sua identificação com o “projeto dos projetos”, e se alinha com o propósito salvífico de Deus, sem excluir nenhum aspecto. Em vez disso, leva os cristãos a assumirem uma série de compromissos reais e práticos com o mundo e os seres humanos a quem Deus deseja redimir.


Que este livro possa motivar o leitor a vincular mais intimamente sua fé e sua vida prática — a oração e a experiência cotidiana.


C. René Padilla






Nenhum comentário:

Postar um comentário

valeu, pela participação