terça-feira, 9 de novembro de 2010

CONVITE PARA A FUNDAÇÃO DA ALIANÇA CRISTÃ EVANGÉLICA BRASILEIRA

Olá Gente,
Dia 30/11/2010 acontecerá mais um evento histórico na vida da Igreja Evangélica Brasileira, a Fundação da Aliança Cristã Evangélica Brasileira. Este será mais um capítulo importante na histórica dos evangélicos brasileiros, que segundo pesquisas da SEPAL estariam próximos da marca de 50 milhões de integrantes. 

No passado recente, um flanco dos evangélicos organizou em 1934 a Confederação Evangélica do Brasil (CEB), ligada ao movimento ecumênico e cujos trabalhos foram realizados em prol da unidade, desafios pastorais, visão educacional, missionária e de serviço ao próximo, destaque para a "Conferência do Nordeste" em 1962.  Este movimento durou até 1964, pois o golpe militar desarticulou de vez os trabalhos da CEB, fechando seminários e perseguindo pastores (Novo Rosto da Missão - Luis Longuini Neto) até através de suas próprias igrejas (Nossa Igreja Brasileira - Ariovaldo Ramos).

Durante o período da ditadura militar ao contrário da Igreja Católica, a Igreja Evangélica no Brasil fechou-se em sua quatro paredes eaos poucos foi cauterizando um projeto de espiritualidade e missão que dava prioridade ao vertical/espiritual em detrimento do horitontal/social.

Neste período de expressivo crescimento numérico, infelizmente a Igreja Evangélica Brasileira despontou seu rosto mais teologicamente conservador e fundamentalista, missiológicamente reducionista, politicamente direitista, socialmente alienado e culturalmente refratário (O Último Missionário - Carlos Caldas).

Saindo da vanguarda do processo histórico de formação da sociedade, a Igreja Evangélica Brasileira pegou carona no processo de redemocratização do Brasil que culminou com o movimento "Diretas Já", para ver surgir novas lideranças evangélicas e outras retornassem ao País. Desta forma em 1991, o templo da Igreja O Brasil Para Cristo Pompéia foi ocupado para a cerimônia de fundação da AEVB - Associação Evangélica Brasileira, um órgão nacional que congregava evangélicos de diversas vertentes e era liderado pelo Pr. Caio Fabio de Araújo Filho, que ganhou notoriedade com os programas da VINDE e o projeto FABRICA DA ESPERANÇA. O trabalho da AEVB foi ganhando corpo e visibilidade, com destaque para a participação na Campanha Contra a Fome do Betinho. Infelizmente este movimento perdeu sua força, principalmente porque estava atrelado umbilicalmente a figura do Pr. Caio Fabio que perdeu credibilidade no meio, por conta de problemas em seu primeiro casamento e envolvimento com políticos suspeitos.

Mesmo com um bom tempo de ostracismo representativo, diversas lideranças, igrejas, movimentos e redes evangélicas, aqui e ali, lá e acola estavam trabalhando, refletindo, e acima de tudo, buscando cumprir sua missão em terras tupiniquins. Quando em 2009 um grupo de líderes da igreja evangélica brasileira se reuniu e começou a conversar para formar e formatar um modelo de união evangélica que fosse democrática e representativa, algo que não estivesse apoiado apenas na figura de um líder carismático e de uma região do País. Com essa idéia no coração, o grupo contatou diversas lideranças e fez reuniões em vários estados para que chegassem juntos a um momento como este.

Tenho dito que perdemos um tempo precioso quando perdemos líderes proeminientes, que sustentam heroicamente as colunas deste edifício, onde  não há espaço para heróis, o que faz a Igreja ficar sempre orfã. Contudo, para glória de Deus, em vários cantos do Brasil, temos percebido o surgimento de uma liderança pés no chão, capaz de pensar e inspirar o povo brasileiro é prosseguir para o alvo de ser semelhante a Jesus. 

Vamos lá gente, fazer história dar respostas cristãs a realidade brasileira.

Abraços
Lauberti Marcondes
http://diaconia-integral.blogspot.com/
http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx?hl=pt-BR&tab=w0

"Nós amamos porque Jesus nos amou primeiro"


Date: Sat, 6 Nov 2010 07:30:48 -0200
Subject: UM CONVITE ESPECIAL PARA JUNTAR-SE CONOSCO NA FUNDAÇÃO DA ALIANÇA CRISTÃ EVANGÉLICA BRASILEIRA
From: aceb.secretaria@gmail.com

CONVOCAÇÃO SOMENTE PARA PASTORES E LÍDERES


Lançaremos em 30.11.2010 o movimento da Aliança Cristã Evangélica Brasileira. Favor, visite o site: www.aliancaevangelica.org.br. No mesmo encontrará as seguintes informações:
1) Resumo da história do processo que nos levará a fundar em 30.11.2010 o movimento de uma aliança evangélica. Perceberá que esse movimento já é o resultado de muitas reuniões e de trabalho conjunto de várias redes e movimentos.
2) Carta de Diretrizes da Aliança Evangélica. O texto atual ainda terá novas inserções, pois, o movimento manterá em aberto o processo de escuta, enquanto aumenta sua densidade organizacional. A atual Carta de Diretrizes já nos permite ter as bases necessárias que expressam a nossa identidade evangélica e o nosso modus operandis.
3) Convite para a reunião de lançamento. Encontrará também no site mencionado acima um convite para reunião. No mesmo tem todos os detalhes do dia, local e programa proposto. Contudo, precisará confirmar a sua presença através do próprio site ou, se tiver problema com o formulário do site, confirme com Wilson Costa, pelo e-mail: aceb.secretaria@gmail.com. O espaço é limitado, receberemos somente Pastores e Líderes.
Sem mais, sua presença nos alegrará muito.
Comissão Organizadora do Movimento de Aliança Evangélica



CARTA-CONVITE
Minha oração não é apenas  por eles.
Rogo também por aqueles  que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em  ti que eles também estejam em nós,  para que o mundo creia que tu me enviaste
(João 17: 21-22)

São Paulo, 10 de Outubro de 2010.
 Aos pastores (as), líderes, Instituições, Organizações, Irmãos e Irmãs
de Igrejas Cristãs Evangélicas no Brasil
 Querido(a) Irmão e irmã,
Cremos que o Senhor tem nos liderado até aqui e juntos queremos celebrar este momento de unidade, visão, missão e recomeço da nossa caminhada como comunidade cristã evangélica do Brasil. Ao longo destes meses nos encontramos com muitos líderes e pastores de diferentes parte do Brasil afim de continuar o caminho daqueles que até aqui construiram nossa história e trilhar o que Jesus nos legou em sua oração sacerdotal.
 Em resposta ao chamado do Evangelho, tocados e convocados de novo por esta palavra de Jesus em  João 17 para a unidade testemunhal  e nos comprometendo ao testemunho de Jesus Cristo no  Brasil dos nossos dias, é que estamos nos reunindo mais uma vez e convocamos você a estar presente junto com a comissão inicial de trabalho desta Aliança* para:
  • apresentação da Aliança Evangélica, sua estrutura e documentos elaborados após encontros e consultas;
  • escolha do Conselho Geral da Aliança;
  • definição de estratégia para expansão da Aliança Evangélica para todo o território nacional.
 Agradecemos a Deus por sua vida, apoio e pela oportunidade de conversas, discussões e encontros que tivemos ao longo destes meses focando permancer e cresecer nessa jornada.
 DATA: 30 de Novembro de 2010
HORÁRIOS: 09:00h às 17:00h – Constituição e Deliberações
17:30h - Culto de Encerramento & Celebração

LOCAL: Igreja Metodista Central de São Paulo, localizada à Av. Liberdade, 659
Liberdade, São
Paulo, SP – (
0xx)11 3208-3288 / 11 3208-5895
CUSTO REFEIÇÕES: R$20,00
Ainda há muito trabalho e conversa pela frente mas cremos que mais uma oportunidade de recomeço nos é dada de responder  ao chamado do Evangelho.
Em não podendo estar conosco durante todo o dia 30 de Novembro, sua presença será muito benvinda para o culto de encerramento neste dia.
 Solicitamos sua confirmação de presença com Wilson Costa - Assessor Sênior do Grupo de Trabalho, pelo e-mail   aceb.secretaria@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Assim, poderemos nos programar quanto a logística para melhor produtividade e organização em nossas reuniões. Para maiores informações favor entrar em contato conosco via e-mail acima ou pelo telefone: 31 3423 1523 (Ana Flávia).
Em constante oração pela presença guiadora e  iluminadora do Espírito Santo. Paz e graça.
Valdir Steuernagel e Comissão de Trabalho
 * Para mais informações sobre a proposta da Aliança e nossa caminhada até aqui, favor entrar em contato com Wilson Costa.
Wilson Costa
Assessor Sênior da ACeB


Nenhum comentário:

Postar um comentário

valeu, pela participação