.

O Curso de Pós-Graduação ESPECIALIZAÇÃO EM MISSÃO INTEGRAL E GESTÃO DE PROGRAMAS SOCIAIS esta com inscrições abertas.
NÃO HOUVE FORMAÇÃO DE TURMA MÍNIMA PARA INÍCIO DAS AULAS EM 23/02/2013, TEREMOS QUE AGENDAR NOVA DATA. Contatos com Ana Paula Macedo após as 16:00 hs. Fone: (11) 3105-5552 - Seminário do Betel Brasileiro Site: http://www.betelbrasileiro.com.br/

terça-feira, 15 de junho de 2010

Ecologia na Bíblia

Olá Gente.

No artigo, ECOLOGIA NA BÍBLIA, Damy Ferreira, que é bacharel em Direito, mestre em Artes Religiosas e pastoreia a Igreja Batista Central de Osasco, nos conduz através da palavra ecologia para dentro Bíblia.
Ele afirma que o termo foi usado a primeira vez por Ernest Haeckel em 1968, que vem do grego oikos e significa “estudo da casa”. Nosso planeta é a nossa casa. Segundo a Bíblia, é responsabilidade dos seres humanos, guardar e cuidar da Terra (Gênesis 2:15). Deus criou o primeiro ecossistema, dotou-o de todos os seus elementos, estabelecu o homem no contexto com a imcumbência de zelar dele.

Deus estabeleceu regras e cobrou do homem a sua prestação de contas. Em nossa missão, somos mordomos da natureza de Deus. Ele fala que na Bíblia, percebe-se o controle de Deus sobre a natureza que criara, o cuidado de Deus para com os animais e o cuidado de Deus pelo solo e pela fertilidade.

Damy Ferreira, extrai seis lições ecológicas do Milagre da Multiplicação dos pães (João 6:1-3):
a) organização na distribuição de alimentos;
b) oração de gratidão;
c) economia – uso racional dos recursos;
d) evitar disperdício; e) combate da poluição, recolhendo as sobras de cerca de 15.000 pessoas; e
f) coletores de lixo.

Quando chega na questão da ESPIRITUALIDADE, mostra como tudo esta conectado a Deus, e portanto, há uma relação espiritual entre Deus, o ser humano e a natureza. Afirma que a Bíblia sempre relata a reação da natureza contra o homem por causa da sua desobediência, destaque para Amós 4:6,7,9-13. O pecado do ser humano (espiritual) afetou a natureza também, por isso entende que a inimizade do Édem é desfeita por Jesus.

Ele é categório ao afirmar que, enquanto não chegam os novos céus e a nova Terra, o ser humano precisa reconciliar-se com Deus para harmonizar-se com o meio ambiente (2Co 5:19). Neste contexto, as igrejas cristãs têm um papel importante, e mesmo através de ações simples podem fazer muita diferença.

Obs.: Este texto é uma resenha do artigo Ecologia na Bíblia, extraída do livro Missão Integral: Ecologia & Socidedade.

Para mais informações acesse:
http://www.arocha.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

valeu, pela participação