segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O MEIO AMBIENTE E O PAPEL DO CRISTIANISMO COMO AGENTE DE MUDANÇA

Através do artigo ECONOMIA SOLIDÁRIA, MEIO AMBIENTE E O PAPEL DO CRISTIANISMO COMO AGENTE DE MUDANÇA, Paulo Brito trata dos males da sociedade de consumo, como viés negativo do progresso e da modernidade, que gerou uma cultura enraizada em valores individualistas, mesquinhos, violentos, e portanto, insustentáveis e dos princípios bíblicos que se aplicados poderiam gerar mudanças positivas para o Meio Ambiente.

É um texto que trata da evolução do conceito de Desenvolvimento Sustentável. Nele econtramos três tipos básicos de usuários deste conceito: os otimistas, os pessimistas e os não dogmáticos.

Sendo que os não dogmáticos são aqueles que podem se associar com os valores cristãos, e seus valores morais e éticos poderiam ser usados para a contrução da mudança de atitude do ser humano e da coletividade, apesar de estarem um pouco esquecidos nos discursos evangélicos.

Os princípios bíblicos de pensamento altruista, perpectiva eterna e mordomia, poderiam contribuir para a efetividade da sustentabilidade do nosso planeta, junto com os conceitos de Economia Solidária e Consumo Responsável.

Paulo Roberto Brito, economista, mestre em Ciência Ambiental, diretor de a Rocha Brasil e membro da Igreja Evangélica Assembléia de Deus Betesda, em São Paulo.

Livro: Missão Integral: Ecologia & Sociedade, W4 Editora – São Paulo, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

valeu, pela participação